Início de Produção do Processo MP0254 - Criação de Turma Suplementar
A partir de 15 de Julho de 2019 todos os processos de solicitação de criação de turma suplementar passarão a ser encaminhados exclusivamente pelo SEI.

O QUE É?

Turma Suplementar (Especial) é caracterizada pela oferta de Componente Curricular (CCR) em período onde não há mais prazo para inclusão pelo aluno no Portal do Aluno. A criação da turma e a matrícula dos estudantes é processada pela DRA/PROGRAD, com base na documentação encaminhada pelo campus.

REQUISITOS NECESSÁRIOS

Findos os períodos de rematrícula, ajuste e inclusão extraordinária para o semestre em questão, identificada a necessidade de oferta de uma nova turma, a Coordenação de Curso, após aprovação em colegiado, encaminha proposta à Coordenação Acadêmica (ACAD), que confirmará ou não a possibilidade de oferta. A solicitação deve estar justificada e acompanhada da relação de estudantes que irão frequentar a turma, observada a inexistência de choques de horário, o cumprimento do(s) pré-requisito(s) e o limite de carga horária máxima semestral do curso.

Uma vez aprovada na ACAD, a solicitação segue para a DRA/PROGRAD para registro no sistema.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?

1- Formulário F9755 preenchido em sua integralidade, conforme modelo disponibilizado no SEI (Sistema Eletrônico de Informações), com tramitação pela ACAD e DRA/PROGRAD.

2- Listagem com a assinatura dos(as) alunos(as) interessados(as), inserida no SEI como documento externo, conforme modelo sugerido pela DRA.

3- Despacho/parecer eletrônico da ACAD do campus.

4- Despacho/parecer da PROGRAD/DRA/DCA, a ser produzido no âmbito da DRA. 

4- Despacho do(a) servidor do DCA responsável pelo campus.

QUAL É A BASE LEGAL?

1 Em relação à oferta da Turma Suplementar (Especial):

I - Item d do inciso XX do art. 9º e art. 23 da Resolução Nº 4/2014 – CONSUNI/CGRAD.

2 Em relação aos(às) alunos(as) interessados(as):

I – Art. 48 e art. 51da Resolução Nº 4/2014 – CONSUNI/CGRAD. Deste modo, ao se encaminhar a listagem dos(as) estudantes é recomendado verificar se os(as) mesmos atendem aos requisitos listados abaixo, os quais impactam na inclusão na turma:

I – Se não possuem choque de horários.

I – Se cumpriram os pré-requisitos.

III - Não ficarão acima da carga horária máxima semestral permitida pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

 

Mapa do Processo