Apoio

Para o melhor uso do SEI, a Secretaria Especial de Tecnologia e Informação (SETI), o Escritório de Processos (EPROCESSOS) e as instâncias responsáveis pelos processos prestam apoio aos usuários. Este apoio se materializa pela disponibilização de cursos e tutoriais do SEI, documentação dos processos, tutoriais para o uso destes processos, suporte técnico em infraestrutura, suporte técnico ao SEI e suporte negocial.

Para solicitar apoio, o usuário deve primeiramente identificar a natureza do problema ou necessidade que está enfrentando, pois é pela natureza que o mesmo deverá identificar qual o tipo de apoio que o mesmo deverá procurar. Abaixo elencamos as principais naturezas de problema / necessidade:

  • Não sei como usar usar o SEI: Procure no menu Treinamento as opções de treinamento oferecidos pelo SEI e escolha um que satisfaça a sua necessidade, assim como use o menu Orientações para se inteirar do contexto do SEI e do processo eletrônico, bem como procure obter de seus colegas de setor, suas experiências com o SEI.
  • Não sei qual tipo de processo devo utilizar: Primeiramente procure no SEI ao iniciar o processo pela pesquisa pelo nome do processo (veja o vídeo "Como criar um processo no SEI" no menu Videoaulas por funcionalidade) e caso continue com a incerteza de qual tipo de processo utilizar, procure orientação na unidade gestora do processo; 
  • Não sei como é o processo: Primeiramente procure no SEI no Menu Base de Conhecimento se há o manual de como utilizar o processo no SEI (veja o vídeo "Base de Conhecimento no SEI" no menu Videoaulas por funcionalidade). Procure também neste site, no menu Processos Homologados o tutorial de como utilizar o processo. Caso persista a sua dúvida, entre em contato com a Equipe de Suporte Negocial ou procure a Unidade Gestora do Processo;  
  • Não entendi a documentação do processo:  Entre em contato com a Equipe de Suporte Negocial ou com a equipe do GT de Mapeamento de Melhoria dos Processos que atende no Escritório de Processos na PROPLAN (#213768) ou ainda com a Unidade Gestora do Processo;
  • Estou tendo dificuldade com o editor de textos do SEI: O editor do SEI é um editor HTML e, incorpora as características dente ambiente, com suas vantagens e desvantagens em relação aos editores de texto padrões, tais como Microsoft Word e LibreOffice. Procure realizar os treinamentos do SEI disponíveis para os usuários. Utilize as videoaulas de funcionalidades para compreender como funciona o Editor do SEI e use como referência as orientações relatadas no menu Editor do SEI.
  • O modelo de documento sugerido e/ou utilizado para o processo não atende às minhas necessidades: Entre em contato com a Equipe de Suporte Negocial ou com a equipe do GT de Mapeamento de Melhoria dos Processos que atende no Escritório de Processos na PROPLAN (#213768) ou ainda com a Unidade Gestora do Processo;
  • Meu computador apresenta problemas para uso do SEI (problemas no navegador ou componentes necessários para o seu uso, problemas com impressoras, scanners, problemas com acesso à rede da UFFS): Procure ler as FAQs, a lista de Resoluções de problemas comuns e as Recomendações. Caso o seu problema ainda não tenha sido resolvido, procure pelo suporte de TI da sua unidade. Para encontrar o contato e qual o canal de atendimento indicado, clique aqui;
  • O SEI está apresentando mensagem de erro: Procure ler a lista de Resoluções de problemas comuns para identificar se o seu problema não tem dicas de como pode ser solucionado. Caso não consiga resolver o seu problema com estas dicas, procure pelo suporte de TI da sua unidade. Para encontrar o contato e qual o canal de atendimento indicado, clique aqui;
  • Minhas credenciais do SEI não estão adequadas (Não tenho acesso a funcionalidades e/ou processos nas unidades que desempenho minha função; não tenho permissão para usar um tipo de processo, um modelo de documento ou um modelo de formulário ou situações de falta ou excesso de permissões): Procure orientações na sessão Equipe de Suporte Técnico de 1º Nível a Sistemas descrita no menu Canal de Atendimento clicando aqui;
  • Não estou conseguindo encontrar os meus processos: Procure ler a lista de Resoluções de problemas comuns para identificar e o seu problema está relatado e em caso afirmativo, proceda conforme a solução sugerida. Caso não consiga resolver o seu problema com estas dicas, procure pelo suporte de TI da sua unidade. Para encontrar o contato e qual o canal de atendimento indicado, clique aqui;
  • Não sei aonde está o problema: Procure ler as FAQs, a lista de Resoluções de problemas comuns e as Recomendações. Caso o problema ainda não possa ser identificado, procure pelo suporte de TI da sua unidade para que esta possa lhe ajudar na identificação do problema. Para encontrar o contato e qual o canal de atendimento indicado, clique aqui;