Apresentação

As atividades que propiciam o funcionamento da Administração Pública demandam a produção de grande volume de documentos e processos. O SEI faz parte do processo de modernização da Administração Pública Federal, com objetivo de aprimorar a gestão documental e facilitar o acesso de servidores e cidadãos às informações institucionais, o que propiciará celeridade, segurança e economicidade.

O SEI integra o projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa coordenada pelo Ministério do Planejamento, que congrega diversos órgãos e entidades públicas visando construir uma infraestrutura para a integração dos documentos e processos dos órgãos do Governo Federal.

Além da integração, espera-se que as melhorias na gestão de documentos e processos da Administração Pública, se traduzam em agilidade, produtividade, transparência, satisfação dos usuários e clientes e redução de custos. 

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) firmou acordo com o PEN para adoção do SEI na instituição como ferramenta para gestão de seus processos e documentos. Essa implantação altera, substancialmente, as atividades de Protocolo e Arquivo, tornando necessária a definição de padrões de operação das funcionalidades próprias no sistema.

O vídeo abaixo apresenta um resumo das funcionalidades e resultados do SEI. Participe dessa implantação!