Resolução de problemas comuns

Caso você esteja com problemas para utilizar o SEI, confira se a solução já não foi catalogada na base de de resoluções de problemas comuns. Esta base foi elaborada com base nos dados de suporte aos usuários que utilizam o SEI na UFFS e em outros órgãos da APF, e apresenta as soluções para os problemas mais frequentes dos usuários. Se o seu problema não estiver listado abaixo, acesse o tópico Apoio e procure o canal de atendimento responsável pela solução do seu problema.

Problemas ao acessar o sistema

Mensagem de Erro / Problema Causa provável Solução
Usuário ou senha inválida Erro de digitação da senha Verifique se você informou na tela de acesso ao sistema, o nome de usuário registrado no IDUffs corretamente, assim como a sua senha. Se o problema persistir, é possível que você ainda não esteja cadastrado no sistema. Nesse caso, procure o canal de atendimento de 1º nível da sua unidade.
Usuário não encontrado no sistema de permissões O usuário não tem permissão para usar o SEI no órgão que está sendo utilizado pelo SEI  Procure o canal de atendimento de 1º nível da sua unidade. 
Usuário não existe no contexto Erro de digitação do nome de usuário  Verifique se você digitou o nome de usuário corretamente. Ele deve ser o mesmo utilizado para acessar aos serviços e rede, webmail (login IDUffs, como por exemplo nome.sobrenome)
A página do sistema não abre Endereço digitado incorretamente  Verifique se você digitou o endereço correto: sei.uffs.edu.br. Se o problema persistir, tente acessar com outro navegador, tente acessar outro sistema institucional da UFFS e por caso ainda persista, verifique sua conexão com a Internet. 
Erro 404 - Não encontrato Normalmente causado por uma tentativa de acesso a um diretório ou arquivo que não existe no site Procure o canal de atendimento de 1º nível da sua unidade.  
Erro 408 - Tempo de requisição esgotado A solicitação de acesso feita ao site não foi atendida dentro do tempo esperado ocasionada pela lentidão de conexão ou excesso de carga no servidor do SEI. Confira a sua conexão de internet e caso persista o problema, procure o canal de atendimento de 1º nível da sua unidade. 
Erro 415 - Tipo de mídia não suportado Está sendo utilizado tipo de mídia que o servidor ou o recurso não tem suporte. Confira o formato dos arquivos que estão sendo utilizados e caso sejam os adequados, procure o canal de atendimento de 1º nível da sua unidade.   
Erro 500 - Erro interno do servidor Retorno automático quando ocorre algum erro inesperado do servidor. Procure o canal de atendimento de 1º nível da sua unidade.  
Erro 503 - Serviço indisponível Servidor não está disponível. O site está em manutenção ou está sobrecarregado. Confira se não houve aviso de parada técnica do SEI para manutenção ou se não está ocorrendo incidentes climáticos que possam interromper os serviços. Não ocorrendo estes fatos procure o canal de atendimento de 1º nível da sua unidade. 

 

Problemas de controle dos processos

Mensagem de Erro / Problema Causa provável Solução
Processos da unidade não aparecem na tela de controle de processos Usuário está ligado a outra unidade Na Barra de Ferramentas, verifique se você selecionou a unidade correta.
Processo foi encerrado Na Barra de Ferramentas, faça uma pesquisa pelo número do processo. Consulte o andamento do processo.
Processo foi enviado a outra unidade
Processo foi excluído Inicie outro processo ou reabra o processo.

 

Problemas para iniciar ou enviar processos

Mensagem de Erro / Problema Causa provável Solução
O tipo de processo a ser iniciado não é listado pelo sistema O processo é menos frequente na unidade, mas já é autuado eletronicamente na UFFS Na tela de início de processos, clique no ícone verde (+) para expandir a lista de todos os tipos de processo disponíveis.
O processo ainda não é autuado eletronicamente na UFFS. Entre em contato com PROPLAN/EPROCESSOS para sugerir que esse tipo de processo passe a ser autuado eletronicamente.
Processo não pode ser enviado a outra unidade pela unidade receptora O processo tem um retorno programado pela unidade geradora Solicite à unidade geradora que retire a condição de retorno programado
“ERRO: Unidade não possui endereço cadastrado” As informações cadastrais da unidade estão incompletas Entre em contato por um dos canais de atendimento para reportar o problema, anexando a imagem da captura de tela.

 

Problemas para criar ou visualizar documentos

Mensagem de Erro / Problema Causa provável Solução
Ao iniciar um documento interno, o editor de documentos não aparece O navegador web está com o bloqueio de pop-up ativo Desative o bloqueio de pop-up do navegador para usar o sistema.
Ao usar um documento modelo, não é possível editar o conteúdo O modelo escolhido não permite edição Crie um novo documento interno, sem usar o documento modelo ou se acredita que o documento deva ser editável, entre em contato com PROPLAN/EPROCESSOS para sugerir a mudança deste modelo.
Ao inserir um documento externo, o sistema não permite incluir o arquivo selecionado O formato do arquivo não é permitido Inclua somente arquivos com as extensões PDF, JPG, JPEG e PNG.
A unidade receptora do processo não consegue abrir um documento interno O documento não foi assinado pela unidade geradora (minuta) Envie o processo de volta e solicite que todos os documentos sejam assinados antes de um novo envio do processo.
Ao clicar num documento externo na árvore do processo, o sistema informa que o documento não possui anexos O documento externo foi inserido incorretamente Altere as informações cadastrais do documento externo e insira o arquivo novamente.
“ERRO: Unidade não possui endereço cadastrado” As informações cadastrais da unidade estão incompletas Entre em contato por um dos canais de atendimento para reportar o problema, anexando a imagem da captura de tela.

 

Problemas com assinaturas e blocos de assinatura

Mensagem de Erro / Problema Causa provável Solução
A chefia ou outros servidores não conseguem assinar um documento Processo está aberto somente na unidade que gerou o processo e o documento não foi disponibilizado através de um bloco de assinatura Inclua o documento num bloco de assinatura e disponibilize o bloco para as respectivas unidades.
O bloco de assinatura não está aparecendo para a chefia ou outros servidores que assinam o documento O bloco de assinatura não foi disponibilizado pela unidade geradora Além de criar o bloco, disponibilize-o para a chefia ou os servidores que assinarão o documento.
O documento no bloco de assinatura precisa ser corrigido antes de ser assinado Não se aplica Encerre a disponibilização do bloco, faça as correções no documento e, então, disponibilize-o novamente para assinatura.

 

Problemas com pesquisas de processos

Mensagem de Erro / Problema Causa provável Solução
Pesquisando pelo número do processo, a pesquisa não retorna nenhum resultado O número do processo não está completo Verifique se você digitou o número completo do processo, inclusive o dígito final.
O processo é sigiloso Processos sigilosos não são pesquisáveis.
Pesquisando por um termo ou palavra-chave de um processo, a pesquisa não retorna nenhum resultado. O termo pesquisado não existe em nenhum processo. Verifique se o termo pesquisado está correto. Caso o problema persista, entre em contato com o suporte.