O SEI traz um editor de HTML para páginas web. É um editor semelhante ao WYSIWYG, o que significa que o formato que você vê enquanto edita é o mesmo que será publicado. Ele traz para a web recursos de edição comuns encontrados em aplicativos de edição de desktop como o Microsoft Word e LibreOffice.
Assista no menu Videoaulas por funcionalidade as demonstrações em vídeo das funcionalidades do editor do SEI e da construção e edição de documentos no SEI.
O Editor do SEI possui uma barra de ferramentas para edição e formatação do texto, assim como seus editores similares. Contudo, o SEI, com o intuito de padronizar os documentos, adota largamente o uso de modelos (templates) de documentos, para que todos os documentos de um determinado tipo, tenham a maior padronização possível, afinal de contas, estamos tratando com um editor de documentos oficiais. Para incorporar este conceito, o editor do SEI adotou:
- Opção ao usuário do conteúdo inicial do documento: Ao criar os documentos, o usuário pode optar por se basear em um modelo (template), em um texto previamente cadastrado ou a partir de um outro documento válido (clonar o conteúdo do mesmo);
- Documento dividido em sessões: O documento final é composto por sessões e as mesmas podem ser definidas para serem editáveis ou não, de conteúdo auto-preenchido dinamicamente a partir de informações do processo ou estáticas. O uso de sessões permite ao editor do SEI o tratamento automático de setores do documento, tais como cabeçalhos, rodapés, títulos, assinaturas, bem como permite ao criador dos modelos, a adoção de sessões no corpo do texto editáveis ou de somente leitura, com preenchimento automático total ou parcial, de acordo com a necessidade do processo;
- Dados dinâmicos: O editor do SEI permite ao criador do modelo, projetar a recuperação automática de dados vinculados ao processo e/ou documento, para compor o corpo do texto, tais como dados dos interessados, destinatários, do processo e das hierarquia organizacional da unidade geradora do documento;
- Textos padrões: O editor do SEI proporciona aos usuários automatizar o texto quanto ao conteúdo. Para isto, o usuário deverá previamente utilizar o menu Texto Padrão e criar uma biblioteca de textos de acordo com as necessidades dos textos que a sua unidade organizacional possui e ao editar um documento de um processo, copiar desta biblioteca o texto padrão, gerando agilidade na produção do documento;
- Estilos: O SEI adora o uso de estilos de texto previamente cadastrados. O Manual de Redação Oficial da UFFS adota o fonte Times New Roman para a produção dos documentos na UFFS. Os estilos criados no SEI fixarão este fonte nos documentos. Além disto, a adoção de estilos visa padronizar o espacejamento entre linhas, o alinhamento, o tamanho e o tipo da fonte e a formatação e automação de partes do texto como artigos, parágrafos, alíneas, incisos, sessões, sub-sessões dentre outros, busca a padronização dos documentos e a redução de erros quanto a numeração que passa a ser automática. Esta forma de trabalhar no editor do SEI, trás maior garantia de acerto para o produtor do documento, contudo o deixa mais engessado na produção do texto, pois somente os estilos previstos para o documento poderão ser utilizados pelo produtor do documento.
O editor do SEI proporciona aos usuários estender as limitações proporcionadas ao estilo adotado na linha do documento, uma série de funcionalidades acessíveis por botões, a ser:
- Funções de texto:
- Remover formatação;
- Localizar;
- Substituir;
- Negrito;
- Itálico;
- Sublinhado;
- Tachado;
- Subscrito;
- Sobrescrito;
- Alterar o fonte para maíusculas;
- Alterar o fonte para minúsculas;
- Cor de texto;
- Cor de fundo;
- Funções de operação:
- Recortar;
- Copiar;
- Colar;
- Colar especial;
- Desfazer;
- Refazer;
- Mostrar blocos;
- Inserir caractere especial
- Funções de formatação:
- Lista numerada
- Lista sem números
- Aumentar recuo
- Diminuir recuo
- Inserir imagem
- Funções de conteúdo:
- Inserir tabela
- Inserir link externo
- Inserir link a processos e documentos do SEI
- Inserir valor por extenso;
- Funções extras:
- Zoom
- AutoTexto (inserir textos previamente criados e mantidos em bibliotecas de textos padrões)
- Estilo (escolher o estilo da linha)
O editor do SEI proporciona ainda aos usuários automatizar a formatação do documento. Para isto, o criador do modelo do documento parametrizou em cada sessão do documento, quais os estilos que o usuário poderá utilizar. Na criação do estilo, a equipe de implantação do SEI predefiniu a formatação do texto produzido no documento, de acordo com as propriedades de tamanho e tipo de fonte, identação, espacejamento entre linhas, recuo do texto, e recursos extras para a redação oficial. Portanto, cada sessão de cada documento terá os estilos permitidos para o uso. Os estilos possíveis para uso são (veja a relação dos estilos):
- Estilos para cabeçalhos: Estilos para serem preferencialmente utilizados formatarem os cabeçalhos dos documentos gerados na UFFS;
- Estilos para títulos: Estilos para serem preferencialmente utilizados formatarem os títulos, nomes de documentos e formulários e a numeração dos documentos gerados pela UFFS;
- Estilos para documentos oficiais: Estilos para serem preferencialmente utilizados na produção dos documentos que estão sob a norma da redação oficial da UFFS, tais como editais, portarias, regulamentos, resoluções, instruções normativas, memorandos, ofícios, despachos e todos os demais que se enquadram na redação oficial da UFFS. Estes estilos permitem a automação de documentos que trabalham com sessões, parágrafos numerados, itens numerados, artigos, parágrafos, alíneas, incisos e sessões. Há limitações na combinação de estilos. Para isto consulte a coluna restrição na tabela de estilos;
- Estilos para tabelas: Estilos para serem preferencialmente utilizados dentro de células de tabelas nos documentos produzidos na UFFS;
- Estilos para identificação e assinaturas: Estilos para serem preferencialmente utilizados alinhar e formatar o nome das pessoas e suas funções/cargos de chefia no fim dos documentos.
O uso de estilos impôs algumas restrições ao editor do SEI. Citamos as principais:
- O recuo na primeira linha nos textos formatados pelos estilos artigos, parágrafos, incisos, alienas, itens e parágrafos numerados são pré-definidos na configuração dos estilos, não sendo possível ajustar no texto. No caso deste comportamento não vos atender, deve-se entrar em contato com o suporte técnico de 1º nível de sistemas;
- O uso de estilos mais do que um estilo no mesmo documento que incremente sequenciador não é possível, pois a sequencialização utiliza a mesma variável. Portanto, não se pode usar no mesmo texto os seguintes estilos:
- Item_Inciso_Romano e Artigo_Inciso;
- Item_Inciso_Romano e Sessao_Romano;
- Item_Alinea_Letra e Artigo_Alinea;
- Artigo_Nro1a9 e Paragrafo_Numerado_Nivel1;
- Artigo_Nro10ouSup e Paragrafo_Numerado_Nivel1;
- Os estilos Artigo_Nro1a9 e Artigo_Nro10ouSup precisam ser utilizados da seguinte forma: Nos artigos de 1 a 9, escolher o estilo Artigo_Nro1a9 e nos artigos superiores a 9, o estilo Artigo_Nro10ouSup. O motivo disto é a formatação automática que o SEI permite para os artigos e pelo Manual de Redação Oficial os artigos até 9 devem ter o ordinal e nos artigos de 10 ou superior, ter somente o ponto;
- Na ocorrência de parágrafo único, deve ser utilizado o estilo Artigo_Paragrafo_Unico, pois a formatação dos parágrafos é automática e este estilo fará a formatação necessária. Para artigos com mais de um parágrafo, utilizar o estilo Artigo_Paragrafo.