Editor do SEI

O SEI traz um editor de HTML para páginas web. É um editor semelhante ao WYSIWYG, o que significa que o formato que  você vê enquanto edita é o mesmo que será publicado. Ele traz para a web recursos de edição comuns encontrados em aplicativos de edição de desktop como o Microsoft Word e LibreOffice.

Assista no menu Videoaulas por funcionalidade as demonstrações em vídeo das funcionalidades do editor do SEI e da construção e edição de documentos no SEI.

O Editor do SEI possui uma barra de ferramentas para edição e formatação do texto, assim como seus editores similares. Contudo, o SEI, com o intuito de padronizar os documentos, adota largamente o uso de modelos (templates) de documentos, para que todos os documentos de um determinado tipo, tenham a maior padronização possível, afinal de contas, estamos tratando com um editor de documentos oficiais. Para incorporar este conceito, o editor do SEI adotou:

  • Opção ao usuário do conteúdo inicial do documento: Ao criar os documentos, o usuário pode optar por se basear em um modelo (template), em um texto previamente cadastrado ou a partir de um outro documento válido (clonar o conteúdo do mesmo);
  • Documento dividido em sessões: O documento final é composto por sessões e as mesmas podem ser definidas para serem editáveis ou não, de conteúdo auto-preenchido dinamicamente a partir de informações do processo ou estáticas. O uso de sessões permite ao editor do SEI o tratamento automático de setores do documento, tais como cabeçalhos, rodapés, títulos, assinaturas, bem como permite ao criador dos modelos, a adoção de sessões no corpo do texto editáveis ou de somente leitura, com preenchimento automático total ou parcial, de acordo com a necessidade do processo;
  • Dados dinâmicos: O editor do SEI permite ao criador do modelo, projetar a recuperação automática de dados vinculados ao processo e/ou documento, para compor o corpo do texto, tais como dados dos interessados, destinatários, do processo e das hierarquia organizacional da unidade geradora do documento;
  • Textos padrões: O editor do SEI proporciona aos usuários automatizar o texto quanto ao conteúdo. Para isto, o usuário deverá previamente utilizar o menu Texto Padrão e criar uma biblioteca de textos de acordo com as necessidades dos textos que a sua unidade organizacional possui e ao editar um documento de um processo, copiar desta biblioteca o texto padrão, gerando agilidade na produção do documento;
  • Estilos: O SEI adora o uso de estilos de texto previamente cadastrados. O Manual de Redação Oficial da UFFS adota o fonte Times New Roman para a produção dos documentos na UFFS. Os estilos criados no SEI fixarão este fonte nos documentos. Além disto, a adoção de estilos visa padronizar o espacejamento entre linhas, o alinhamento, o tamanho e o tipo da fonte e a formatação e automação de partes do texto como artigos, parágrafos, alíneas, incisos, sessões, sub-sessões dentre outros, busca a padronização dos documentos e a redução de erros quanto a numeração que passa a ser automática. Esta forma de trabalhar no editor do SEI, trás maior garantia de acerto para o produtor do documento, contudo o deixa mais engessado na produção do texto, pois somente os estilos previstos para o documento poderão ser utilizados pelo produtor do documento.

O editor do SEI proporciona aos usuários estender as limitações proporcionadas ao estilo adotado na linha do documento, uma série de funcionalidades acessíveis por botões, a ser:

  • Funções de texto:
    • Remover formatação;
    • Localizar;
    • Substituir;
    • Negrito;
    • Itálico;
    • Sublinhado;
    • Tachado;
    • Subscrito;
    • Sobrescrito;
    • Alterar o fonte para maíusculas;
    • Alterar o fonte para minúsculas;
    • Cor de texto;
    • Cor de fundo;
  • Funções de operação:
    • Recortar;
    • Copiar;
    • Colar;
    • Colar especial;
    • Desfazer;
    • Refazer;
    • Mostrar blocos;
    • Inserir caractere especial
  • Funções de formatação:
    • Lista numerada
    • Lista sem números
    • Aumentar recuo
    • Diminuir recuo
    • Inserir imagem
  • Funções de conteúdo:
    • Inserir tabela
    • Inserir link externo
    • Inserir link a processos e documentos do SEI
    • Inserir valor por extenso;
  • Funções extras:
    • Zoom
    • AutoTexto (inserir textos previamente criados e mantidos em bibliotecas de textos padrões)
    • Estilo (escolher o estilo da linha)

O editor do SEI proporciona ainda aos usuários automatizar a formatação do documento. Para isto, o criador do modelo do documento parametrizou em cada sessão do documento, quais os estilos que o usuário poderá utilizar. Na criação do estilo, a equipe de implantação do SEI predefiniu a formatação do texto produzido no documento, de acordo com as propriedades de tamanho e tipo de fonte, identação, espacejamento entre linhas, recuo do texto, e recursos extras para a redação oficial. Portanto, cada sessão de cada documento terá os estilos permitidos para o uso. Os estilos possíveis para uso são (veja a relação dos estilos):

  • Estilos para cabeçalhos: Estilos para serem preferencialmente utilizados formatarem os cabeçalhos dos documentos gerados na UFFS;
  • Estilos para títulos: Estilos para serem preferencialmente utilizados formatarem os títulos, nomes de documentos e formulários e a numeração dos documentos gerados pela UFFS;
  • Estilos para documentos oficiais: Estilos para serem preferencialmente utilizados na produção dos documentos que estão sob a norma da redação oficial da UFFS, tais como editais, portarias, regulamentos, resoluções, instruções normativas, memorandos, ofícios, despachos e todos os demais que se enquadram na redação oficial da UFFS. Estes estilos permitem a automação de documentos que trabalham com sessões, parágrafos numerados, itens numerados, artigos, parágrafos, alíneas, incisos e sessões. Há limitações na combinação de estilos. Para isto consulte a coluna restrição na tabela de estilos;
  • Estilos para tabelas: Estilos para serem preferencialmente utilizados dentro de células de tabelas nos documentos produzidos na UFFS;
  • Estilos para identificação e assinaturas: Estilos para serem preferencialmente utilizados alinhar e formatar o nome das pessoas e suas funções/cargos de chefia no fim dos documentos.

O uso de estilos impôs algumas restrições ao editor do SEI. Citamos as principais:

  • O recuo na primeira linha nos textos formatados pelos estilos artigos, parágrafos, incisos, alienas, itens e parágrafos numerados são pré-definidos na configuração dos estilos, não sendo possível ajustar no texto. No caso deste comportamento não vos atender, deve-se entrar em contato com o suporte técnico de 1º nível de sistemas;
  • O uso de estilos mais do que um estilo no mesmo documento que incremente sequenciador não é possível, pois a sequencialização utiliza a mesma variável. Portanto, não se pode usar no mesmo texto os seguintes estilos:
    • Item_Inciso_Romano e Artigo_Inciso;
    • Item_Inciso_Romano e Sessao_Romano;
    • Item_Alinea_Letra e Artigo_Alinea;
    • Artigo_Nro1a9 e Paragrafo_Numerado_Nivel1;
    • Artigo_Nro10ouSup e Paragrafo_Numerado_Nivel1;
  • Os estilos Artigo_Nro1a9 e Artigo_Nro10ouSup precisam ser utilizados da seguinte forma: Nos artigos de 1 a 9, escolher o estilo Artigo_Nro1a9 e nos artigos superiores a 9, o estilo Artigo_Nro10ouSup. O motivo disto é a formatação automática que o SEI permite para os artigos e pelo Manual de Redação Oficial os artigos até 9 devem ter o ordinal e nos artigos de 10 ou superior, ter somente o ponto;
  • Na ocorrência de parágrafo único, deve ser utilizado o estilo Artigo_Paragrafo_Unico, pois a formatação dos parágrafos é automática e este estilo fará a formatação necessária. Para artigos com mais de um parágrafo, utilizar o estilo Artigo_Paragrafo.