Ambiente de testes

Conheça o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), utilizando a plataforma disponibilizada pelo Processo Eletrônico Nacional (PEN) na nuvem. Nela, você poderá conhecer, simular e testar todas as funcionalidades do SEI, complementando a sua capacitação e compreensão do sistema.

Acesso o link sei-teste.processoeletronico.nuvem.gov.br.

Utilize as seguintes informações para acesso ao sistema:

  • Senha:  A senha neste ambiente sempre será igual ao nome do usuário
  • Orgão: UFFS
  • Usuários: Configuramos diversos usuários com o objetivo de simular algumas funções:
    • admin: Para administrar o sistema;
    • reitor: Usuário básico para fazer o papel do reitor(a);
    • adm.gr: Usuário para fazer o papel das funções administrativas do Gabinete do Reitor;
    • protocolo: Usuário para fazer o papel de protocolista;
    • dir.campus: Usuário para fazer o papel de diretor(a) de campus;
    • coordenador.acad: Usuário para fazer o papel de coordenador acadêmico;
    • secretaria.acad: Usuário para fazer o papel de secretaria acadêmica;
    • professor: Usuário básico para fazer o papel do professor(a);
    • proreitor.rh: Usuário para fazer o papel de pró-reitor(a) de RH;
    • adm.rh: Usuário para fazer o papel do RH da UFFS;
    • proreitor.grad: Usuário para fazer o papel de pró-reitor(a) de Graduação;
    • adm.grad: Usuário para fazer o papel das funções administrativas da Graduação;
    • tae1: Usuário para fazer o papel de servidor técnico administrativo;
    • tae2: Usuário para fazer o papel de servidor técnico administrativo;
    • tae3: Usuário para fazer o papel de servidor técnico administrativo;

Utilize o Manual de Usuário do SEI 3.0 e demais materiais de apoio para uso do SEI na UFFS. Em caso de dúvidas ou problemas com este ambiente, procure orientação descrita no canal de atendimento pela Equipe de Suporte Técnico de 1º Nível a Sistemas

Informações importantes: 

  • Este ambiente não é ofertado pela UFFS, e sim pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Portanto, a disponibilidade deste ambiente poderá sofrer interrupção não controlada pela UFFS;
  • Este ambiente contém informações de testes e simulação de inúmeros órgãos da APF e por ser um ambiente de testes, usuários administradores de um determinado órgão terá acesso aos dados da UFFS inclusive com poder de alteração na estrutura organizacional da UFFS;
  • Os processos e documentos e criados no ambiente de treinamento são de caráter provisório e não tem validade jurídica;
  • O ambiente é destinado para simulação e treinamento dos processos de negócio possíveis na plataforma, independente dos mesmos estarem implantados na UFFS. Seu propósito é fornecer um ambiente para os usuários compreenderem o sistema;
  • Neste ambiente o usuário poderá simular os processos de negócio em todas as suas etapas, operando o sistema em cada etapa do processo com o perfil adequado para a etapa, conhecendo desta forma todo o processo. Ex: como "tae1", abrir um processo de solicitação de Incentivo à Qualificação. A seguir, como "protocolo" ou como "tae2", autenticar o diploma anexado. Como "adm.rh", receber o processo, avaliar e deferir ou indeferir a solicitação. Como "adm.rh" ainda, gerar a minuta de publicação desta resolução. Como "proreitor.rh" publicar a portaria de concessão do IQ ao servidor; 
  • Neste ambiente, no órgão UFFS, as unidades que podem receber/enviar processos são:
    • GR-UFFS: Gabinete do Reitor com acesso ao usuário reitor;
    • Protocolo-UFFS com acesso ao usuário protocolo;
    • Dir.Campus-UFFS: Diretoria do Campus com acesso ao usuário dir.campus ;
    • Coord.Acad-UFFS: Coordenação acadêmica do Campus com acesso ao usuário coordenador.acad;
    • Secr.Acad-UFFS: Secretaria acadêmica do Campus com acesso ao usuário secretaria.acad;
    • Curso-UFFS: Curso com acesso ao usuário professor;
    • Pro.RH-UFFS: Pró-Reitoria de RH com acesso ao usuário proreitor.rh;
    • Secr.Adm.RH-UFFS: Secretaria administrativa de RH com acesso ao usuário adm.rh;
    • Pro.Grad-UFFS: Pró-Reitoria de graduação com acesso ao usuário proreitor.grad;
    • Secr.Adm.Grad-UFFS: Secretaria administrativa da Pro-Grad com acesso ao usuário adm.grad;
    • Depto-UFFS: Departamento X com acesso ao usuário tae1;
    • Setor.A-UFFS: Setor A com acesso ao usuário tae2;
    • Setor.B-UFFS: Setor B com acesso ao usuário tae3;
  • A hierarquia (estrutura organizacional) implantada para este ambiente para a UFFS é:
    • Reitoria-UFFS
      • GR-UFFS (acessível aos usuários reitor e adm.gr)
      • Protocolo-UFFS (acessível ao usuário protocolo)
      • Pro-RH-UFFS (acessível ao usuário proreitor.rh)
        • Secr.Adm.RH (acessível ao usuário adm.rh)
      • Pro-Grad-UFFS (acessível ao usuário proreitor.grad)
        • Secr.Adm.Grad (acessível ao usuário adm.grad)
      • Depto (acessível ao usuário tae1)
        • Setor.A (acessível ao usuário tae2)
        • Setor.B (acessível ao usuário tae3)
    • Campus-UFFS 
      • Dir.Campus-UFFS (acessível ao usuário dir.campus)
        • Coord.Acad-UFFS (acessível ao usuário coordenador.acad)
          • Curso-UFFS (acessível ao usuário professor)
          • Secr.Acad=UFFS (acessível ao usuário secretaria.acad)
  • O usuário admin terá acesso a todos os setores e as funcionalidades administrativa, ouvidora, informática, arquivamento e inspeção e será este usuário que deve ser utilizado para criar novos tipos de processos, novos modelos de documento, entre outras funcionalidades administrativas do SEI. Note que estas funcionalidades no ambiente de produção estão restritas aos usuários da equipe de implantação e sustentação do SEI na UFFS;
  • Os usuários possuem os seguintes cargos:
    • reitor: reitor (masculino);
    • adm.gr: assistente em administração (feminino);
    • protocolo: protocolista (masculino);
    • dir.campus: professor do magistério superior (masculino);
    • coordenador.acad: professor do magistério superior (masculino);
    • secretaria.acad: assistente em administração (feminino);
    • professor: professor do magistério superior (masculino);
    • proreitor.rh: professor do magistério superior (masculino);
    • adm.rh: assistente em administração (feminino);
    • proreitor.grad: professor do magistério superior (masculino);
    • adm.grad: assistente em administração (feminino);
    • tae1: assistente em administração (feminino);
    • tae2: secretário-executivo (masculino);
    • tae3: assistente em administração (feminino);
  • Este poderá estar ofertando uma versão do SEI diferente daquela em uso na UFFS;
  • Os tipos de processos, tipos de documentos e formulários, assim como os estilos de documentos não são os mesmos utilizados no ambiente de produção da UFFS, motivado pelo ambiente ser de responsabilidade do MPDG;
  • O ambiente poderá ser reconstruído toda vez que nova versão do SEI for implantada neste ambiente, ou quando a equipe gestora do SEI no MPDG  decidir por isto. Portanto, os processos e/ou documentos inseridos neste ambiente poderão ser apagados a qualquer momento;
  • Neste ambiente o usuário que estiver operando, não estará sob as regras da estrutura organizacional e funcional da UFFS. Portanto, o usuário estará livre para exercer qualquer papel que desejar. Os usuários disponíveis para acesso no órgão UFFS são genéricos, simulando determinados perfis e funções na UFFS.